Artigos
Artigos de Lucimara Stráda

Os Cinco Elementos e a Saúde na Medicina Tradicional Chinesa

As teorias da medicina tradicional chinesa formaram-se há mais de dois milênios e grande parte desse estudo foi preservada pela Dinastia Ch'in (221-207 a.C.). Um dos trabalhos médicos chineses mais conhecido é a “Matéria Médica” (Pen Ts'ao Kang Mu), copiado na Dinastia Ming (1368-1644 d.C.).

O objeto da Medicina Chinesa é a pessoa, não somente a enfermidade, e esta é considerada somente uma manifestação do desequilíbrio que existe na pessoa.

A cultura chinesa vê o homem como represente do universo em miniatura no seu organismo. Então, como toda energia universal é bipolar, a vida só é possível quando as duas forças da natureza estão presentes - YIN / YANG. A passagem das estações e as mudanças no tempo, interage com as emoções pessoais e pode influenciar esse equilíbrio sutil.

Mudanças excessivas ou extraordinárias no tempo danificam o corpo e são identificadas como "seis fatores externos causadores de doenças" (o vento, o frio, o calor, a umidade, a secura e o calor interno). Esses fatores externos combinados com as “seis emoções” (alegria, raiva, preocupação, pensar excessivo, medo e surpresa) em sua expressão extrema, formam a base teórica das doenças.

Na Medicina Tradicional Chinesa o fígado é considerado o órgão mais importante para a mulher e o rim para o homem. Assim como o fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total do corpo, o rim é responsável, em grande parte pelas características físicas.

O elemento Madeira é representado pelos meridianos do fígado e da vesícula biliar. Suas estruturas relacionadas são os olhos, os ombros, os joelhos, os tendões, as unhas, os seios e todo o aparelho reprodutor feminino, desde ovários, trompas, útero e vagina.

O elemento Água é representado pelos meridianos do rim e da bexiga. O rim rege energeticamente várias estruturas, os ossos, a medula óssea, as articulações pequenas das mãos e dos pés, os tornozelos, os ombros junto com o fígado, o ouvido interno e a audição, os cabelos, as suprarrenais, os orifícios inferiores (uretra e ânus) e a estrutura física do cérebro.

O elemento Metal é representado pelo pulmão e intestino grosso. Energeticamente o pulmão rege várias estruturas, a garganta e suas estruturas (amígdalas, tireoide), nariz, seios da face, a pele e os pelos.

O elemento Terra é representado pelos meridianos do baço, pâncreas e estômago. As estruturas regidas são todo o sistema linfático, inclusive amígdalas, em parceria com o pulmão, o timo, os músculos e a boca.

O elemento Fogo é representado pelos meridianos do coração e intestino delgado. As estruturas regidas são a língua, os vasos e veias e a face.

A doença é classificada em três fases, a primeira é um desequilíbrio da energia, a segunda é uma alteração na função e a terceira é uma agressão na matéria. Nas duas primeiras fases os exames estão normais, pois a matéria ainda não foi afetada, como não se sabe a causa trata-se apenas o sintoma e a doença continua evoluindo.

A causa é o desequilíbrio da energia que precisa ser recuperado.
CURRENT MOON



harmonizare@gmail.com
www.harmonizare.com.br

RS Host - Desenvolvimento de Site Grátis com Hospedagem em Porto Alegre RS